#1 Encontro do Grupo de Estudos Android

Durante os meses de maio e junho foram promovidos e realizadas ao redor do mundo as Study Jams de Android, e nós aqui do ABC não ficamos de fora ;). Depois de várias semanas de estudo e diversão concluímos essa sequência de eventos com o sentimento de que foi muito legal reunir e estudar com todas essas pessoas, mas ao mesmo tempo ficamos com a dúvida: e agora?

Os eventos que fizemos até hoje nos ajudaram a perceber a demanda crescente por informações sobre Android na nossa região e também a necessidade das pessoas em discutir isso não somente nos círculos e grupos virtuais, mas também presencialmente. No entanto, nestes eventos geralmente faltam o foco específico no o assunto e proximidade entre as pessoas que as ajudem a ir para o próximo nível e além.

Então resolvemos criar o grupo de estudos em Android, não para ensinar Android mas para que as pessoas possam construir seu conhecimento colaborativamente. O foco do grupo é 99% Android (isso porque o assunto as vezes foge um pouco, mas faz parte 🙂 ), e teremos uma agenda dividida em basicamente três partes:
  1. introdução a um assunto relevante para desenvolvimento Android
  2. discussão sobre tópicos específico
  3. atividades abertas e projeto do grupo
Esperamos que dessa forma o grupo aos poucos reúna iniciantes e especialistas que compatilhem suas experiências e conhecimentos.

Como foi o primeiro encontro?

Aconteceu na Universidade Federal do ABC, campus Santo André, e reunímos 12 pessoas com a seguinte agenda:
  1. Introdução ao Retrofit com Daniel Gimenes;
  2. Discussão sobre Android M;
  3. Discussões iniciais sobre o primeiro projeto do grupo.
A apresentação do Daniel foi muito interessante abordando as facilidades proporcionadas pelo Retrofit ao integrar chamadas a serviços HTTP Rest à sua app Android permitindo ao desenvolvedor dedicar mais tempo à aspectos do domínio da aplicação e menos em códigos de infra estrutura da app, geralmente obscuros e sujeitos à bugs. O material da apresentação pode ser encontrado aqui.

Já nossa discussão começou no Android M com alguns dos participantes falando sobre os pontos que acharam mais bacanas. Mas como tinhamos alguns iniciantes em Android acabamos indo para o lado de como começar com Android, além de assuntos voltados para UX e empreendedorismo puxados por alguns dos presentes.

               Discussão
+Discussão

O ponto alto, na minha opinião, foi a discussão sobre o projeto a ser elaborado pelo grupo. O foco inicialmente será o desenvolvimento de uma app que ajude a organização a saber quantas pessoas virão ao eventos e quantas efetivamente vieram, no entanto várias ideias interessantes surgiram e poderão ser avaliadas e incluídas como funcionalidade no futuro. O documento onde estão registrados os pontos da discussão está aqui, por enquanto o documento está aberto para visualização e comentários, a ideia é que os requisitos sejam construídos colaborativamente e que os selecionados para desenvolvimento sejam colocados em uma board do Trello criada especificamente para o projeto, dessa forma as pessoas que queiram colaborar poderão selecionar uma tarefa e registrar dúvidas e o que estão fazendo no momento. No próximo encontro iremos definir o escopo das primeiras tarefas.

Em resumo, o primeiro evento foi um começo interessante, esperamos que as pessoas tenham gostado e continuem opinando e participando para continuarmos com este grupo por um bom tempo! Então nossa mensagem final é a seguinte: se você veio continue vindo e nos ajudando a construir um grupo cada vez melhor, se você não veio, não seja tímido o próximo evento será em 15 dias participe e colabore conosco!
Participantes reunidos para foto do grupo.

Participantes reunidos para foto do grupo.

Links (TL;DR):

Eduardo Carrara
GDG ABC
Publicado em Android, Encontros
Um comentário sobre “#1 Encontro do Grupo de Estudos Android
  1. Antero Matias disse:

    Dani. Vc sabe que pode contar com a Agência FAGES como parceira. Secesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*